A Biblioteca Municipal Fundação Jorge Antunes foi inaugurada em Março de 1994 através de protocolo celebrado com a Fundação Calouste Gulbenkian e com a Câmara Municipal de Guimarães, sendo na altura designada de Biblioteca Fixa 107, e constituindo um pólo de leitura da Biblioteca Municipal Raul Brandão. Em virtude da passagem de Vizela a concelho, foi realizado um novo protocolo entre a Fundação Jorge Antunes e a Câmara Municipal de Vizela o que lhe valeu o nome actual. Conta actualmente com cerca de 7400 utilizadores. A biblioteca oferece aos seus leitores, para além dos serviços tradicionais, empréstimo domiciliário e leitura presencial, uma variedade de serviços que vão desde a hora do conto, ateliers diversos, internet sem fios, utilização dos computadores para trabalhos pessoais, visualização de vídeos, audição de cd's e utilização do bar.
Cumprindo a sua missão de biblioteca da rede de leitura pública, pretende satisfazer as principais necessidades dos munícipes na área da informação, cultura e lazer.